Qual a Finalidade do Gráfico acima no processo de Tampografia

Nos gráfico acima é nítido o decaimento da qualidade de impressão bem como o aumento significativo nos consumos de tinta e solvente quando a temperatura ultrapassa 28ºC.

O aumento de consumo de solvente entre as temperaturas de 19ºC e 33ºC foi de 71% a mais para o Cyan e 273% para o Magenta. O consumo total de tinta também apresentou valores expressivos, com aumento de 73% para o Cyan e de 155% para o Magenta. O aumento da evaporação, além do desperdício, traz consequências ainda piores quando relacionadas a insalubridade, pois existe maior quantidade de solvente evaporado no ar. Essas perdas e riscos são significativamente diminuídas com tintas mais frias.

A influência da temperatura no funcionamento das máquinas para tampografia

A temperatura da tinta também influência diretamente na taxa de transferência da tinta entre clichê o tampão e o substrato.

Como pode ser observado na Figura 1 abaixo, a expansão ou retração da tinta devido a temperatura causa perda de qualidade de impressão, com diversos efeitos associados como o de “donut” a maiores temperaturas ou perda de carga com tintas mais frias.